@RádioFusion24Horas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

MICHELANGELO

O principal centro artítico do século XV foi Florença, mas ao longo do século toda a Itália se viu impregnada do espírito renascentista, gerando escolas regionais que se desenvolveriam no século XVI, período em que se destacou Roma.
Michelangelo Buonarroti (1475-1564) foi uma das personalidades artísticas que mais marcou a cultura da cidade de Florença no final do Quattrocento. Exerceu de forma brilhante as atividades de escultor, pintor e arquiteto, mas foi a escultura que consolidou sua fama de artista genial. Michelangelo estudou a estatuária clássica no jardim dos Médici e com Donatello. Em 1498, com seu estilo já consolidado, lhe foi encarregada, em Roma, a Pietà, onde se concentra de maneira contida um sentimento tão profundo que parece sair da alma.
Em 1501, em sua volta a Florença, empreende a realização de Davi, obra que reúne seus conhecimentos clássicos com o significado cívico e religioso que representa a figura bíblica na tradição quatrocentista: uma concepção heróica de ser humano, sob forma perfeita, cujo impulso anímico desenvolve-se de dentro para fora. Quando volta a Roma em 1505, começa a realizar o túmulo de Julio II, um complexo monumento isolado, interrompido e reiniciado em diversas ocasiões e a que pertencem Moisés, uma escultura talhada em 1515, que representa um herói de portentosa anatomia, com uma força sobre-humana que se manifesta no olhar profundo e na postura tensa e severa.
Michelangelo adoeceu gravemente e em 14 de fevereiro de 1564 a notícia de sua enfermidade se espalhou. No dia 17 de fevereiro seu amigo Tibério Calcagni o encontrou sob uma forte chuva, dizendo que não encontrava sossego de forma alguma. No dia seguinte já pressentindo sua morte, Michelangelo pede a presença de seus amigos. Ele faleceu no dia 18 na companhia de amigos e médicos.



David, 1501-1504, Galleria dell'Accademia, Florença.



 Pietà, 1499, Basílica de São Pedro, Vaticano.



O Juízo Final, Capela Sistina, Vaticano.


 Moisés, 1513-1515, Igreja de São Pedro Acorrentado, Roma.



 Como arquiteto, Michelangelo projetou a 
Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano.



A criação de Adão, Capela Sistina, Vaticano.



Bibliografia
Enciclopédia do Estudante, Volume 19 - História da Arte, Editora Moderna, 2008.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo#.C3.9Altimas_d.C3.A9cadas


Pedro Venturini do Rosário, nº 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário