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segunda-feira, 13 de junho de 2011

A POESIA LÍRICA RENASCENTISTA

O renascimento impõe uma mudança radical no que diz respeito à Idade Média. Uma nova visão de mundo se soma às notáveis transformações históricas e sociais: o humanismo. O resultado será uma grande explosão artística e literária que, viva na Itália desde o século XV, se estenderá por toda a Europa no século XVI.
Na Idade Média acreditava-se que Deus fosse o centro do universo (teocentrismo) e que a existência na Terra fosse uma mera passagem para a vida eterna. No Renascimento, o homem é transferido para o centro do mundo (antropocentrismo) e a vida é considerada digna de ser vivida ao extremo. A principal conseqüência disso é uma revalorização do mundo e do ser humano.
O humanismo foi inicialmente um esforço erudito que surgiu na península Itálica para recuperar o conhecimento exato da cultura clássico greco-latina, muito deformada na Idade Média. Imediatamente, transformou-se em um grande movimento que aspirava ao renascimento da arte e da maneira de pensar e viver dos antigos. Os humanistas italianos do século XV, seguindo o exemplo dos grandes autores do século XIV, Dante, Petrarca e Boccaccio, esforçaram-se por descobrir manuscritos latinos antigos e imitar suas formas e conteúdos.
Por um lado, o modelo é a poesia lírica greco-latina (Virgílio, Horácio, Píndaro), que comporta diversos gêneros, como a ode e a écloga – espécie de poesia pastoril -, alguns tópicos literários, como o carpem diem (“aproveita o momento”), o beatus ille (“feliz aquele”, a felicidade do que deixa o mundo e vai viver na natureza) e o lócus amoenus (“lugar idílico”), e a mitologia como tema literário. Por outro lado, a poesia de Petrarca torna-se o modelo absoluto da lírica amorosa. Do petrarquismo adota-se o enfoque psicológico da amante, a descrição de seus sentimentos e a descrição da amada, bem como uma série de figuras e imagens presentes no Cancioneiro. Além da obra de Petrarca, a poesia lírica italiana exporta formas métricas, principalmente o verso hendecassílabo e o soneto.


Manuscrito renascentista. 



Manuscrito e ilustração de Leonardo da Vinci.
No renascimento, o ser humano passa a ser o centro do pensamento e das artes.



Bibliografia: Enciclopédia do Estudante, Vol. 07 - Literatura Universal, Editora Moderna, 2008


Pedro Venturini do Rosário - nº 14


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