Donatello
Escultor italiano. Donato di Betto Bardi, filho de um artesão, é o grande escultor quatrocentista. Trabalha com Ghiberti e com Brunelleschi. Artista polifacético, cultiva a escultura com diversos materiais (bronze, madeira, mármore) e o relevo. Trabalha sobretudo em Florença, mas também tem encomendas em Siena, Nápoles e Roma. As suas características mais evidentes são o movimento, o naturalismo e a graça. A obra-prima da sua juventude são os três profetas do campanile da Catedral de Florença, em que aproveita a força expressiva do feio.
Entre as suas esculturas de volume redondo destacam-se o David e o S. Jorge, e, sobretudo, o retrato do Condottiere Gattamelata. Trata-se do primeiro retrato equestre monumental desde a antiguidade romana e é inspirado no de Marco Aurélio.
No campo dos relevos sobressai a sua expressão da alegria infantil (tribuna dos cantores da Catedral de Florença). Tanto nestas obras como nas da Igreja de S. Lorenzo (Florença) e na Basílica de S. António de Pádua, Donatello introduz a perspectiva geométrica. Presta especial atenção à figura humana, que representa em todo o tipo de gestos, idades e atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário